Seguro viagem: minha experiência com Mastercard

Seguro viagem: minha experiência com Mastercard

Um dos itens indispensáveis na hora de viajar é o seguro viagem. Não adianta, é aquele gasto que precisamos ter e torcemos para não usar. No meu caso, eu já testei as diversas opções que existem no mercado, incluindo o seguro viagem que o cartão de crédito te permite emitir de graça. E além disso, foi justamente nessa vez que eu precisei utilizar o serviço durante uma viagem.

Na época que eu descobri sobre o seguro viagem que a Visa e Mastercard emitiam de graça, fucei a internet toda procurando sobre a veracidade do assunto e se não era furada. Minha conclusão foi de que valia a pena utilizar e nas vezes que fui para Europa desde 2017, foi esse o seguro que eu escolhi.

Então, primeiro de tudo, como consigo usufruir desse seguro viagem de graça?

  • Você precisa ter um cartão de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard Platinum ou superior.

Apenas um comentário sobre isso: é independente do banco emissor, pode ser Nubank, Viacredi, Santander, Itaú… tanto faz, o que importa é a bandeira dele e que precisa ser, pelo menos, Platinum. Além disso, podem usufruir cônjuge ou companheiro(a) e filhos dependentes, viajando juntos ou separados.

  • As passagens aéreas devem ser compradas com esse cartão
  • Você precisa emitir o seu bilhete de seguro viagem ANTES de viajar

O encontrei esse link de emissão Visa, eu não sei como funciona, sempre leia todas as regras. O que eu utilizei e estou relatando aqui é do serviço prestado pela Mastercard.

A emissão do bilhete da Mastercard é nesse link e essa emissão é ANUAL. Ou seja, eu posso emitir hoje e vai cobrir todas as viagens que eu fizer durante um ano, quando vai vencer e terei que realizar um novo pedido.

A cobertura é de 31 dias a partir da data de embarque (verificar caso seja cartão Black ou algum outro acima do Platinum que esse prazo pode ser maior). Vou exemplificar como aconteceu comigo: em 2018 eu passei 4 meses na Europa, eu emiti esse seguro viagem e os meus primeiros 31 dias estavam dentro da cobertura. O restante do período, eu contratei outro seguro viagem privado.

Maaaaas, se eu fosse durante 1 mês, voltasse pro Brasil e depois viajasse para qualquer lugar de novo, eu poderia usar o mesmo seguro novamente. Entenderam? O número de vezes do uso é ilimitado, mas em dias corridos e na mesma viagem é permitido 31 dias.

Bom, vamos ao meu relato de quando eu efetivamente tive que utilizar o tal serviço?

Já viajei somente com esse seguro viagem várias vezes e durante essa viagem de 4 meses pela Europa que precisei ativá-lo.

Estava eu numa roadtrip em Portugal e na Espanha, passando por cidades pequenas e grandes, mas mudando de localização com bastante frequência. Até que em Sevilha eu comecei a sentir umas dores que eu nunca tinha sentido antes e depois de andar um dia inteiro com muito desconforto, percebi que eu precisava de uma consulta porque estava prejudicando minha viagem.

O problema é que eu já tinha uma reserva em Vejer de la Frontera, que é uma vila pequena e no interior da Espanha. Chegando lá eu liguei para o número indicado nos documentos do seguro e pedi orientação.

O atendimento foi em português e vou falar para vocês que me surpreendi com a qualidade do serviço. O atendente me explicou que perto de onde eu estava não tinha nenhum convênio e que eu teria que ir até um hospital próximo, guardar todos os recibos e depois pedir o reembolso através do site deles.

Foi o que eu fiz já que realmente precisava de uma consulta… E foi tudo bem decepcionante hahaha Nessa hora pensei que o seguro era furada…

A minha surpresa foi quando na manhã seguinte eles me ligaram! Pediram como eu estava me sentindo, se tinha dado certo a consulta e se eu precisava de mais alguma ajuda. Eu falei que não tinha resolvido, não consegui me comunicar com o médico do lugar e continuava com dor.

Como eu já estava indo para Cádiz, uma cidade maior, no dia seguinte eles conseguiram agendar uma consulta em um hospital conveniado. Eu sempre conversava com a mesma pessoa então expliquei os lugares que eu passaria e ela foi me dando as orientações necessárias. É bom que não precisava ficar repetindo toda a história de novo…

Assim que cheguei nesse hospital em Cádiz, tudo funcionou muito bem. Só apresentei meu passaporte, aguardei e fui atendida por uma médica muito atenciosa que me examinou e disse que eu precisava de um especialista… Mas adivinhem? Eu ia mudar de cidade de novo kkkkk e então não tinha como eles me ajudarem…

Nessa consulta eu não paguei absolutamente nada! Só apresentei meus documentos, aguardei e acabou, fui embora sem desembolsar um Euro… O pessoal do seguro viagem continuou em contato comigo tentando encontrar soluções para resolver meu problema. Se eu permanecesse na cidade eles já conseguiriam me encaminhar pro especialista, mas não era o caso 🙁

Nesse meio tempo, entrei em contato com a minha médica do Brasil que me deu um diagnóstico e recomendou o remédio correto, finalmente solucionando meu problema.

Até isso acontecer, fiquei muito satisfeita com o seguro viagem da Mastercard, eles me ligavam religiosamente todos os dias, a pessoa acompanhou o horário da minha consulta e me ligou perguntando se eu já estava melhor, tentou achar soluções ao longo do caminho e eu achei o atendimento bem humano, preocupados em realmente resolver tudo o mais rápido possível.

Quanto ao reembolso da despesa que eu antecipei, demorou um tempo. Tive que reunir alguns documentos e como eu não tinha comprovante de endereço no meu nome tive que arrumar algumas vezes para preencher os requisitos, mas no fim fui ressarcida corretamente, todo o procedimento foi on-line, sem ficar horas no telefone de telemarketing.

Por fim, acredito que não seja muito diferente das seguradoras privadas, imagino que o procedimento seja semelhante caso eles não tenham clínicas conveniadas, o atendimento seria reembolsado depois.

Nesse post estou relatando a experiência com um problema de saúde mais “simples” na qual foi resolvido através de consultas médicas, não é o caso de internação, acidentes graves e possíveis cirurgias, mas acredito que pode ajudar quem esteja em dúvida se vale a pena viajar somente com o seguro viagem promovido pelos cartões de crédito.

Lembrando que caso faça esportes radicais ou atividades de risco durante a sua viagem, sempre contrate um seguro adequado para isso.

Para finalizar, SEMPRE viaje com um seguro viagem. É indispensável. Leia toda a cobertura no site, todos os detalhes, se informe! Compare informações com os outros seguros disponíveis no mercado e então tome a decisão que faz mais sentido para você. Lembre-se que tem países que o seguro viagem é requisito para a entrada no território.

Ah, caso queira se informar, esse seguro também está disponível nos alugueis de carro, mas eu nunca usei.

Qualquer dúvida, é só me falar 🙂

Beijos, Ana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *