Dicas para superar o medo de viajar sozinha

Dicas para superar o medo de viajar sozinha

Na última semana recebi umas 3 mensagens similares de mulheres que querem viajar sozinhas porém estão com medo. Para mim, já foi suficiente para refletir e escrever textão (óbvio).

Então esse texto é para: mulheres que QUEREM VIAJAR (ou fazer qualquer coisa) SOZINHAS mas tem medo. Esse textão NÃO é para: homens e mulheres que não possuem a vontade de viajar sozinhas.

Primeiramente, eu entendo completamente esses medos, porque também convivo com eles. Para mim foi um processo, não coloquei do nada a mochila nas costas e fui. Contei toda minha história em vídeos que estão salvos no IGTV para quem tiver curiosidade. A questão é que chegou o dia que algo dentro de mim estava gritando para fazer isso.

Eu sei que algumas mulheres não sentem essa vontade e aprendi escutando minhas amigas hahaha Lembro que no começo eu pensava “meu deus você teeeem que fazer isso!” e foi levando uns cortes que entendi que não é uma vontade de geral… e está tudo bem 😊 Por isso esse é um texto para quem JÁ POSSUI A VONTADE, mas tem medo, ou seja, o medo está paralisando.

Vou dar umas dicas que funcionaram para amenizar os meus medos:

Informe-se muito muito muito, pesquise o máximo de relatos do destino escolhido, consuma todo o conteúdo que puder, o principal é: encontre mulheres que já foram sozinhas. Isso ajuda demais! Minha fonte básica de pesquisa foi o mochileiros.com

Acompanhe outras mulheres que fazem isso pelo mundo pra se sentir “normal” e mais segura nessa decisão. Algumas que eu gosto de acompanhar no Instagram: @babicady @patchinpixels @primporai @rakaribeiro @mazoppei @mudeiarota @byleticiamello @marielaviaja @manuellapaulas @lavaipaulinha @tologoali @lineviajante @cainomundao. São só alguns nomes que eu lembrei agora, mas tem vááárias, tem que achar o estilo de conteúdo que você gosta de seguir, então procure outras mulheres que viajam pelo mundo sozinhas. Depois que você acha uma que você se identifica, surgem milhares de outras que contribuem para abrir a sua mente. Eu encontro frequentemente novas viajantes para seguir e pra mim isso já é completamente normal, cada dia tenho mais certeza que posso ir pra qualquer lugar do mundo sozinha kkkkk

Questione-se: por que você tem medo? Alguém te falou que é perigoso? Quem? Um homem? Ou uma mulher? Essa mulher que falou que é perigoso, já passou pela experiência de viajar ou só ouviu falar? Qualquer um pode falar “é perigoso mulher viajar sozinha”. Mas para confiar nessa informação eu teria que ouvir da boca de uma mulher que viajou sozinha. Entende a lógica?!

Se for o caso de você ter ouvido de uma mulher que viajou sozinha e achou perigoso, qual foi a experiência ruim? O que você poderia fazer, na sua viagem, para evitar essa situação insegura que ela passou?

Se conecte com sua intuição. Sério, eu acredito que as mulheres possuem esse poder mas as vezes não estão explorando ele direito, se estiver insegura de qualquer coisa durante uma viagem, não faça. Não quer ficar num quarto coletivo cheio de homem? Escolha um quarto feminino até acostumar-se com a ideia (esse é só um exemplo).

Se conheça! Às vezes viajar sozinha não é para você e tudo bem!! Como eu falei lá no começo, algumas amigas minhas já me relataram que não querem fazer isso. Massss como a pergunta chegou até mim no sentido de “quero ir mas tenho medo”, eu percebi que a vontade de fazer isso já existe ai dentro né? Então vai! Em últimos casos você vai perceber que não gosta disso, mas pelo menos tentou e não ficou na dúvida. Autoconhecimento e terapia pode ajudar a identificar da onde vem esses medos.

Por fim, o medo sempre vai existir, sério. Quando comprei a passagem para Patagônia eu fiquei muito ansiosa… é um monte de responsabilidade, pensar nos mínimos detalhes e me questionei um milhão de vezes se eu tinha tomado a decisão errada. Isso durou até eu embarcar. A partir do momento que eu desembarquei no meu destino, percebi que foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado em toda a minha vida. É MUITO bom não depender de ninguém, fazer as próprias escolhas, decidir onde VOCÊ quer comer sem ter que esperar o outro concordar sabe? (sei lá o porquê pensei no exemplo da comida, mas substitua por qualquer coisa: ir dormir, a hora de acordar, qual passeio fazer, continuar em um barzinho ou não… hahahha). Uma liberdade indescritível.

Tem algumas outras dicas mais práticas como não chegar em um lugar novo a noite, você pode tentar indo no cinema ou em um restaurante sozinha, avisar sempre aonde você está para alguém de confiança… entre outras, mas as dicas acima eu acho que já contribuíram muito para eu sair do medo paralisante para o medo normal de qualquer situação nova que me tira da zona de conforto.

Obs: no Brasil, por exemplo, eu não me sinto segura em fazer uma trilha completamente sozinha (sad but true), mas na Patagônia não tive nenhum problema porque eu acompanhei diversas meninas que fizeram isso.

Pensei agora ao escolher a foto de capa que talvez a Chapada dos Veadeiros eu iria sozinha… eita, talvez falte eu começar a seguir mulheres viajantes solo no Brasil! É uma constante desconstrução quando nascemos em um mundo machista…

Eu disse que era um tema que rolava textão né? Haha

Mas se ajudar uma outra mulher a viajar sozinha que seja, eu já fico feliz!

Alguém tem mais dicas? Compartilha nos comentários comigo!

Com amor, Ana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *