Roadtrip: 7 dias na Escócia de campervan

No final de 2018 eu estava morando no Reino Unido, mais especificamente em Londres. Em Outubro eu e meu ex namorado começamos a procurar algo para fazer nas férias dele. Foram várias análises, possibilidades, roteiros, até que concordamos em ir para a Escócia com um casal de amigos dele. Organizamos a viagem mais ou menos uma semana antes de ir e foi um estilo novo e diferente de tudo que eu já tinha feito: iríamos passar uma semana dormindo em uma campervan.

Vou compartilhar com vocês todos os detalhes dessa viagem que foi a maravilhosa troca que acontece entre culturas, já que meus parceiros desses dias eram todos Australianos e para eles tudo era muito normal. Já eu, fui inserida em um ambiente completamente novo.

Algumas informações gerais:

• Viagem realizada em outubro de 2018
  • A nossa saída foi de Londres
  • Passamos 7 dias
  • Não gastamos com hospedagem, nós 4 dormimos em uma campervan, que eu já contei aqui nesse post como foi a experiência
  • Vou colocar os valores em Libra gastados em 2018, com a variação cambial é muito difícil converter para Real. Na época, eu lembro que fiz o cálculo e o resultado foi cerca de R$ 1.500,00
  • Eu estava muito resistente a essa viagem por vários motivos, mas ao final foi uma das experiências mais legais que eu tive e abri muito minha mente 🙂
  • A roupa tamanho G, super despropocional para meu corpo, foi uma gentileza do meu ex namorado para eu sobreviver ao clima haha não tinha nada na época e foi tudo adaptado. Me salvou!

Vamos ao meu relato dos dias na Escócia?

Eu saí de Londres em um ônibus noturno até Edimburgo, custou 37,70 libras ida e volta. Fomos com a empresa National Express, é cansativo passar a noite no ônibus, quase não dormi mas é a forma mais barata de transporte. Nossos amigos foram de trem, a viagem é de 4h e muito mais cara.

Chegamos em Edimburgo cedo e os outros só chegavam meio dia, então tínhamos a manhã livre para turistar até encontrá-los e ir buscar a campervan.

Essa foi a primeira vez que cheguei em um lugar sem absolutamente nada definido, foi bem engraçado. Já peguei um desses mini guias que estava distribuído na rodoviária.

DIA 01 – EDIMBURGO E ST. ANDREWS

Como chegamos de manhã cedo, fomos logo procurar um lugar para tomar café da manhã. Se tem algo que eu amo no Reino Unido, são os cafés da manhã estilo inglês/europeu. Achamos um lugar bem recomendado pelo aplicativo Yelp e depois de encher a barriga, saímos andando por Edimburgo.

Eu simplesmente AMEI essa cidade. É uma capital com todas as características esperadas de um país antigo, mas muito mais aconchegante sabe? Não é aquela loucura de cidade grande como Londres. Conseguimos fazer tudo a pé, carregando as mochilas nas costas haha.

Fomos andando por vários monumentos até chegar ao castelo. Não entramos porque custava mais de 17 libras e não podia entrar com mochilas grandes, fica para a próxima. Era bem grande e parecia ser interessante.

Uma segunda coisa que descobri para visitar em Edimburgo, eram referências de Harry Potter. Dei um Google e descobri que estávamos perto de várias! Tem o cemitério que deu nome a alguns personagens da série como Tom Riddle, duas cafeterias que dizem que J.K. Rowling escreveu os livros, entre outros. Com tempo na cidade, tem os “free walking tour” direcionados a esses pontos. Essas são visitas guiadas gratuitas, mas que ao final espera-se uma gorjeta ao guia de acordo com o trabalho realizado.

Com o fim da manhã, encontramos nossos amigos e pegamos a Campervan. Paramos no mercado para fazer as compras e seguimos para St. Andrews. Essa é uma cidade costeira que é referência em golfe e tem a famosa universidade em que o príncipe William e Kate se conheceram. Andamos um pouco por lá pela universidade, pelo castelo que tinha acabado de fechar e seguimos até o pier.

Como o dia já estava praticamente no fim, seguimos dirigindo até Perth. Chegamos a noite, encontramos um estacionamento público apropriado para passar a noite e jantamos pizza.

Acabamos não vendo nada em Perth, infelizmente porque parece ser uma cidade bem fofa! Apenas dormimos porque estávamos todos exaustos.

DIA 02 – ROADTRIP ESCÓCIA

Esse foi o dia que começamos a fazer trilhas pelas Escócia.

Acordamos, tomamos café e seguimos para Dunkeld, mais especificamente uma trilha chamada The Hermitage. No outono, as folhas caídas e o cenário alaranjado me impressionou. Essa é uma trilha curta, cerca de 30 minutos e muito fácil, mas por paisagens lindas. Uma caminhada tranquila, que fizemos até com chuva durante o trajeto mas recomendo a parada.

Não muito longe, seguimos para a segunda parada do trajeto, chamada Faskally Forest. Essa é uma que não recomendo tanto. É para ser uma floresta encantada, então a noite e com crianças deve ser bem divertido pois tem um show com luzes e música.

Fizemos mais uma caminhada circular e seguimos para Inverness. Gostaria muito de ter passado uma noite nessa cidade, ela é um pouco maior e é uma delícia! Entramos apenas na igreja St. Andrews, porque nosso objetivo era visitar o Lago Ness nesse dia também. Vale citar que caso não esteja planejando um roteiro como esse de campervan, Inverness é a cidade mais perto do monstro do Lago Ness hahaha

Seguindo nosso caminho, cometemos um grande erro. O Loch Ness é um lago enorme, com mais de 30 km de distância. Quando já estávamos no meio dele, percebemos que pegamos a estrada errada! É possível ir pelos dois lados e em um deles é possível pegar um passeio de barco, visitar o Castelo Urquhart, entre outras atrações turísticas. Mas no lado que estávamos, não tinha nem espaço para parar!

Quando percebemos o erro, iríamos perder muito tempo para voltar todo o caminho, então continuamos até encontrar algum lugar para parar e pelo menos chegar um pouco mais perto do Lago:

Decepcionados e com o fim do dia, seguimos mais um pouco até encontrar o Eilean Donan Castle. É muito bonito e demos a sorte do sol estar se pondo, criando um clima bem gostoso e compensando um pouco o que perdemos na parada anterior. Não entramos no castelo, até porque tinha acabado de fechar, mas essa é uma opção também.

Chegou a hora de seguir até encontrar um lugar para dormir e foi a noite que paramos ao lado da rodovia, em frente a um cemitério hahaha. Cozinhamos nossa janta embaixo de chuva e vento, dormimos cedo.

DIA 03 – ISLE OF SKYE

No terceiro dia, entramos oficialmente na Isle of Skye. Começamos parando na Sligachan Old Bridge, que foi uma sugestão minha. Estava chovendo, então paramos rapidinho só para umas fotos. É bem bonito ao redor, se não tivesse chovendo daria uma caminhada mais longa.

Continuamos até Old Man Storr, a primeira trilha maior do roteiro. Foram 2h, cerca de 4.5 km e a grande dificuldade do percurso foi a chuva, vento e frio, mas a vista compensou do mesmo jeito. A trilha é muito bem demarcada e aberta, não tem como se perder e não tem segredo. Só seguir o caminho!

Quando terminamos a trilha, fomos até Kilt Rock and Mealt Falls Viewpoint, que é uma cachoeira caindo no mar e o vento quase me deixou sem celular! Hahaha. O estacionamento é super perto desse mirante, então não tem segredo! Fácil acesso, com uma paisagem incrível. Além disso, tem umas pegadas de dinossauro que foram encontradas por lá e estão sinalizadas 🙂

A segunda trilha do dia foi a chamada Quiraing. Como já estava mais tarde, o vento estava ainda mais intenso. Novamente parecia que eu ia ser carregada e em vários lugares tivemos que ser bem cautelosos. O total é 6.8km, mas a gente não fez tudo porque as condições climáticas não estavam boas, andamos por cerca de 2h novamente. Se tivéssemos chegado um pouco mais tarde, provavelmente nem seguiríamos o percurso, o vento estava MUITO forte.

Novamente, a paisagem compensou todo o esforço. Foi um dos dias mais pesados para mim que não era acostumada com trilhas e grandes caminhadas, que foram dificultadas pela força do vento. Mas fiquei muito feliz e orgulhosa de ter completado o roteiro e sentido a imensidão da natureza por lá.

No fim do dia, após todas essas andanças, chuva, vento, tudo que precisávamos era um banho quentinho! Fomos até o Arainn Fhinn, The Fingal Centre e pagamos para tomar um banho. É tipo uma academia com piscinas, então é tranquilo utilizar o banheiro, com o pagamento de uma taxa pequena.

Estacionamos e dormimos por lá.

DIA 04 – ISLE OF SKYE

Cansados, tomamos um café da manhã mais caprichado em um lugar chamado The Red Brick Cafe @ Jans, muito delicioso e aconchegante. É dentro de uma loja, mas valeu super a pena a parada. Acabamos indo mais de uma vez.

Pegamos a estrada até The Fairy Pools, é uma caminhada muito tranquila ao longo de um rio de água transparente e linda. Mais um dia chuvoso na Escócia, sem grandes dificuldades, a trilha pode continuar por quanto tempo você desejar, nós ficamos algumas horas, mas como a chuva dá uma desanimada não fomos tão longe.

A parte mais difícil dessa trilha foi do estacionamento até a entrada, que é um morro íngreme, então na volta deu uma cansada haha.

Essa foi a única parte interessante do dia, já que o objetivo era chegar em Fort William, que é a cidade base do Ben Nevis, a maior montanha do Reino Unido.

Jantamos em um Pub (é nessa hora que geralmente carregávamos celular, usávamos banheiro, wifi e comíamos melhor). Achamos mais um estacionamento para passar a noite, eles organizaram as coisas e dormimos cedo pois no próximo dia o grupo (menos eu) iria subir o Ben Nevis.

DIA 04 – FORT WILLIAM

O dia começou intenso: os meus parceiros de viagem iriam subir o Ben Nevis, uma trilha de um dia inteiro que eu não me sentia preparada para realizar naquele momento. Por isso, decidi não ir com eles. Tomar essa decisão não foi fácil para mim, de alguma forma me senti ainda mais diferentes daquele pessoal, fiquei bem triste.

Maaas consegui dar uma reviravolta no dia quando fui no centro de visitantes e pedi uma dica do que fazer. Foi assim que fiz a minha primeira trilha sozinha da vida! Escolhi a Cow Hill Circuit, porque dava na cidade. Eram 6.5km, estimados em 3h.

Sabe quando era EXATAMENTE o que você tava precisando? Foi uma sensação de liberdade muito boa e que há tempos eu estava precisando sentir. Fui seguindo a trilha, que tinha uma vista sensacional e dei uma cortada até chegar na cidadezinha de Fort William.

Almocei no MC Donalds HAHAHAHA, bati milhares de fotos, gravei meus vídeos para o Instagram, tirei infinitas selfies, me senti muito eu mesma sabe?! Nossa, que delícia que foi fazer isso por mim nesse dia!

Depois de algum tempo, voltei para continuar a trilha. Bateu um leve desespero porque a trilha era bem isolada, meu celular estava com 1% e eu comecei a duvidar das minhas capacidades físicas de conseguir acabar o roteiro hahaha.

Mas deu tudo certo! Consegui chegar no carro, eles terminaram a trilha exaustos, tomamos mais um banho em outra academia, jantamos no JD Wetherspoon’s – The Great Glen e dormimos no mesmo estacionamento da noite anterior (Braveheart Car Park).

DIA 05 – GLENFINNAN VIADUCT

Uma dos lugares indispensáveis do nosso roteiro era ver o viaduto que passa o trem nos filmes de Harry Potter. Eu estava bem animada para esse dia!

Dica: o trem passa ali de verdade! Precisa apenas ver os horários de saída e mais ou menos quando que ele passa pelo famoso viaduto. Só jogar no Google “The Jacobite”. Acreditam que nós chegamos lá com 5 minutos de atraso? Foi triste! Hahaha Tem que chegar cedo porque o estacionamento lota, tentamos parar correndo em qualquer lugar para tentar ver um pouco, mas já veio um guarda querendo multar hehehehe

No local tem um mirante e até uma trilha que chega bem pertinho do local. É demais e muito mais significativo pra quem é fã de Harry Potter, como nós hahaha

Seguimos o caminho pelas “Terras Altas” ou “Scotland Highlands”. É uma roadtrip sensacional, mesmo com o tempo ainda nublado e chuvoso, as paisagens que vamos passando são surreais de lindas.

Paramos em alguns mirantes no caminho:

• The Meeting of the Three Waters
  • Glencoe Waterfall
  • Falls Of Falloch (uma caminhada curta até a cachoeira)

Essa é aquela parte de realmente apreciar as vistas do caminho sabe? Principalmente para gente brasileiro, fazendo durante o outono com as cores alaranjadas, me impressionou muito. Acho que cada época do ano por lá deve ser uma sensação diferente. Imagina tudo cheio de neve? Ou num dia ensolarado (que na Escócia não deve ser tão comum, masss não custa usar a imaginação hahahaha).

Falls Of Falloch

Eles decidiram desviar o caminho para ver um negócio chamado “The Devil’s Pulpit”. Sinceramente, não faria isso de novo, achei totalmente perda de tempo. Nas fotos da internet até parecia um lugar legal, mas não compensou, o caminho não era demarcado, eu acabei voltando pro carro… hehehe

Depois de muita discussão do que fazer depois, finalmente chegamos a conclusão de tentar fazer uma trilha na manhã seguinte chamada “Ben A’an” e por isso fomos procurar o estacionamento mais próximo para passar a noite.

Como já tínhamos perdido um pouco de tempo, passamos pelo Loch Lomond sem parar. Ele é o maior lago em extensão da Grã Bretanha e acho que vale a pena parar em um dos mirantes. Além disso, qualquer mapa de trilha que você abrir (eu uso o maps.me e um pouco do Wikiloc), vai perceber que nessa área tem MUITAS opções de trilhas. É uma região que rola dedicar um bom tempo hahaha

DIA 06 – BEN A’AN, DOUNE CASTLE E STIRLING CASTLE

Dormir no estacionamento do Ben A’An foi a melhor decisão dessa viagem inteira! Foi o primeiro dia com tempo aberto e as 7h da manhã já começamos a subir a montanha.

Foi uma trilha mais desafiadora, pois vamos ganhando bastante altitude, mas valeu cada passo. Acho que nem preciso falar muito, as fotos deixam bem claro que essa foi a maior surpresa da viagem. Esse dia me deixou com um gostinho de quero mais, queria explorar as outras montanhas que tinham ao redor e desejei que não tivéssemos pegado tanta chuva nos outros dias! Hahaha

Ben A’an ao fundo

Como começamos cedo, logo conseguimos continuar o roteiro que aos poucos ia nos levando de volta a Edimburgo.

Dirigimos até o Doune Castle, na qual dizem que foi filmado Game of Thrones. O castelo estava em reforma, optamos por não entrar, só andamos ao redor rapidinho mesmo.

Não muito longe dali, estava o Stirling Castle, eu achei essa região MUITO fofa. Deu vontade de ficar andando sem rumo por ali. Nós ficamos nos arredores do castelo que era gratuito, andamos um pouco até um cemitério e paramos para comer no The Crossed Peels – JD Wetherspoon.

Não lembro se já dei essa dica aqui, mas quando estiver no Reino Unido, jogar um “Wetherspoon near me” no Google e visitar um dos pubs dessa rede é uma ótima escolha. Os cardápios são acessíveis e as cervejas também. Quer dizer, acessíveis comparando os outros pubs dessa parte do mundo né… não vá esperando ser muito barato quando for converter a moeda para o real hahaha

O mais legal de estar com um carro que você além de te deslocar, também é o lugar de dormir, é que te dá a liberdade de simplesmente ir dirigindo até onde dá, sem aquela prisão do check in e check out, sabe?! Pra mim foi um dos grandes pontos positivos.

Então depois de comer, conseguimos continuar até Glasgow, terminando oficialmente a parte natureza e pequenas cidades e entrando na civilização novamente. Haha

Estacionamos no Kelvingrove Park, andamos por lá e a pé mesmo fomos atééé o centro (por volta da Buchanan Street). Foi bem longe, exausta já com o fim da viagem hahaha Acho que todos nós já estávamos um pouco de saco cheio de todo o tempo de convivência…

Entramos num shopping, começamos a sair em busca de comida, terminei comendo um Subway e andamos tudo de volta até o carro (estava super frio, eu estava tremendo kkkkk).

Tiramos o carro daquele estacionamento e saímos em busca de um lugar menos visível e mais residencial e quieto que pudéssemos passar a noite. Encontramos numa rua e com o máximo de silêncio e discrição, finalmente dormimos.

DIA 07 – EDIMBURGO

A viagem foi chegando no fim, como estávamos dormindo num lugar que não tínhamos certeza se era permitido, acordamos e arrumamos tudo rapidinho e saímos em busca de um café.

Depois de comer, fomos de carro ao centro de Glasgow e o objetivo era dar uma turistada, mas os nossos parceiros começaram a dar uma reclamada que o estacionamento era caro, não achamos lugar que coubesse a van e como as 13h tínhamos que devolver o carro, optou-se por seguir para Edimburgo.

Fiquei chateada porque a cidade era uma fofura e eu estava bem afim de dar uma explorada, não sei quando terei a oportunidade de retornar pra lá né?! Mas tudo bem, faz parte!

Chegamos rapidinho em Edimburgo, devolvemos a van e como só voltaríamos pra Londres tarde no dia, despedimos dos amigos e ficamos novamente só eu e meu ex namorado.

Com bastante tempo livre, apesar de cansados, deixamos as mochilas num locker da estação de ônibus e saímos andando para tentar ver mais um pouco da parte turística de Edimburgo até a hora de voltar pra casa.

Fomos até o Calton Hill, que tem uma vista incrível e alguns monumentos das fotos abaixo e seguimos durante o dia fazendo o que eu mais AMO fazer em todas as minhas viagens: andar e explorar a pé e sem rumo. Af, como eu amo gente! Sério hahaha

Meu celular infelizmente acabou a bateria nesse dia e acabei dando uma desapegada, mas passamos por umas ruazinhas muito fofas, restaurantes aconchegantes, quando o frio bateu entramos no Scottish National Gallery of Modern Art e assim foi passando o dia, até que as 22h pegamos o ônibus de volta para Londres e foi o fim da nossa aventura escocesa.

Bônus: eu descobri que a menina que estava com a gente tinha uma mapa completinho de tudo que a gente fez, onde estacionou e tal, copiei ele e está aqui para vocês acessarem as informações e terem uma visão geral do que eu fiz, mas esse mérito e empenho não é meu, é dela ok?! Espero que ela não se importe, mas acho que nunca nem vai ver hahaha

Que experiência! O ponta-pé nas minhas viagens de natureza, assim como totalmente fora da minha zona de conforto, mas saí muito realizada e feliz por ter me aberto a essa oportunidade, mesmo estando em um momento bem delicado emocionalmente da minha vida. Foi uma excelente forma de finalizar minha temporada no UK.

Espero que tenham gostado desse post e que eu tenha plantado uma sementinha para ir visitar esse país incrível que nem sempre está na prioridade dos brasileiros. A Escócia ganhou meu coração 🙂

Com amor, Ana! <3

6 Comments

1. Eu simplesmente amei esse post, Ana!
    Me senti na Escócia lendo e vendo cada imagem que você pôs rsrs
    Com certeza esse país está na minha lista dos que quero visitar ❤️

1. Que bom que você gostou Isa! Enquanto eu escrevia me deu muita vontade de voltar e explorar mais ainda, é um lugar muito especial!
      Tomara que você consiga ir logo haha. Muito obrigada pelo comentário, fiquei muito feliz <3

1. Lindos lugares Ana!!
        Me faz matar a saudade da Europa e ter mais vontade ainda de voltar… Escócia está na lista e com certeza pegarei dicas aqui um dia

1. A Europa tem cada cantinho especial e diferente né? Ebaaa, tomara que consiga riscar da lista o quanto antes! Hahaha <3

2. Oi Ana! Eu amei esse post, fotos belíssimas e relato bem detalhado. Sonhando em visita a Escócia em breve também! Coincidência: moro em Blumenau tbm haha beijos

1. Oii Maria! Muuito obrigada por comentar, fiquei tão feliz <3 Tomara que você consiga ir logo, vale a pena.
      Esse mundo é um ovo né? hahaha quem sabe a gente se esbarra por aí algum dia, bjsss